Os objetivos, metas e projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico - Cetec para 2025 apresentados neste documento refletem os resultados do trabalho de planejamento que tem início a partir do acompanhamento do cotidiano das unidades escolares do Centro Paula Souza, realizado durante o ano de 2024 e em anos anteriores, avaliando as tendências de mercado, a adequação da oferta de Educação Profissional nas modalidades presenciais do Ensino Técnico nas formas de oferecimento: Integrada ao Ensino Médio, Subsequente/ Concomitante ao Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Articulação Médio Superior, bem como nas modalidades semipresenciais e a distância a que se propõem, em relação ao mercado de trabalho, ao perfil dos alunos ingressantes, aos diversos arranjos produtivos presentes no estado de São Paulo e às necessidades das unidades, de modo a garantir a permanência e a certificação dos alunos nos cursos oferecidos, presenciais e a distância, com toda a qualidade desejável para suas equipes docente e administrativa.
A diversidade e a qualidade dos serviços educacionais prestados, parte do estudo das necessidades da sociedade, e a melhoria deste atendimento deve estar presente em todos os âmbitos do trabalho. Para avançar sempre, a Cetec reúne uma série de projetos de atualização técnica, de formação continuada e de controles de gestão das unidades escolares, além de projetos de amplo interesse para alunos e professores que visam socializar o que é produzido pelas escolas.
Para que os projetos sejam criados e organizados, é preciso partir do estudo de cada necessidade que está vinculada aos objetivos gerais, específicos e associados a metas, que permitem monitorar o cumprimento dos projetos de modo quantitativo.
Desde 2019, a partir de um estudo de viabilidade de aplicação nas metas da Cetec, em especial nos grandes projetos institucionais, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Organização das Nações Unidas, foram considerados como caminhos para alinhar os diversos trabalhos e produtos do Centro Paula Souza, com a intenção de alcançar o pareamento com demandas mundiais de interesse da sociedade, dentro de um processo de internacionalização institucional. Nos últimos anos, vários eventos e capacitações foram realizados com essa temática.
O Plano de Metas é a referência para a proposição de projetos que são concebidos por Professores Coordenadores de Projetos e equipe administrativa técnico-pedagógica. Esses projetos são analisados e avaliados com relação ao alinhamento ao plano e a relação custo versus benefício. Uma vez aprovados, compõem um conjunto de ações organizadas em grupos com objetivos comuns.
Esse conjunto de projetos propõe um futuro e passos para construí-lo, mas também constitui um ponto de partida que responde aos interesses manifestados pelo acompanhamento das necessidades das escolas. A partir deste ponto, no decorrer do ano de execução, sabe-se que nem tudo que foi proposto será realizado da forma preestabelecida e que serão necessários ajustes, inclusões, exclusões e ampliações de alguns projetos, bem como alterações de escopo ou de metodologia, sempre buscando o melhor atendimento às necessidades apresentadas.
A organização deste trabalho está disposta da seguinte forma: Objetivos Gerais, Objetivos Específicos e Metas e ao final de cada meta está a indicação do departamento da Cetec que é responsável pela execução da mesma, sendo GSE para Grupo de Supervisão Educacional, GFAC para Grupo de Formulação e Análises Curriculares, GEEaD para Grupo de Estudos para Educação a Distância e Cetec Capacitações para Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão, além da Assessoria Técnica da CETEC.
Para o alcance das metas estabelecidas, os departamentos da Cetec desenvolverão diversos projetos. Esse portfólio de projetos será editado em um sistema informatizado, acessível a todo visitante, como forma de tornar público o compromisso da Cetec/CPS com a ampliação e melhoria da Educação Profissional Técnica.
O Plano de Metas da Cetec está alinhado com as diretrizes do Centro Paula Souza, sua Missão, Visão e Valores. Foi organizado de modo a atender às necessidades das unidades escolares, quanto ao desempenho, eficiência e produtividade nos quatro segmentos de atuação da Cetec: Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Curricular, Desenvolvimento de Educação a Distância e Desenvolvimento Escolar. Estabelece ainda outras ações que apoiam as Diretrizes e os Objetivos Estratégicos da instituição.
A atualização técnica e pedagógica de professores, auxiliares de docentes, coordenadores de curso, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, gestores escolares e servidores técnicos e administrativos, visa ampliar o conhecimento a respeito de técnicas, tecnologias, equipamentos, organização e utilização dos espaços técnico-pedagógicos, considerando-se as especificidades e os objetivos da Educação Profissional, além das possibilidades de articulação com a educação básica de nível médio. No atual contexto é preciso entender que a formação continuada de professores precisa conter elementos que possam facilitar o trabalho docente frente aos desafios impulsionados pela transformação digital e novas metodologias de ensino que priorizam o papel dos estudantes no processo e os estimulem ao protagonismo e à autonomia de forma adequada e orgânica rumo à aprendizagem significativa escolar. Para organizar, a Cetec contará com equipe própria de especialistas nos eixos tecnológicos e áreas do conhecimento da oferta educacional da instituição, além de profissionais convidados que atuam no mundo do trabalho ou na área educacional para trazer novas perspectivas e visão plural para a formação das pessoas que atuam nas unidades escolares. A partir da publicação da Lei nº 13415/2017, da homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e das novas diretrizes nacionais e estaduais para a oferta desse nível de ensino, foi necessário estabelecer um programa de Formação Continuada para todos os docentes que lecionam em componentes das áreas de conhecimento e das disciplinas que envolvem o desenvolvimento de projetos e de laboratórios de práticas que se referem aos eixos estruturantes de modo que assim tivessem aptos a conduzir os estudantes pelas novidades apresentadas. Em virtude da ampliação da oferta do ensino médio com habilitação profissional, tanto no período diurno quanto no noturno, mais professores precisarão receber oportunidades de atualização técnica. A expansão do Programa AMS - Articulação Médio Superior, também demanda capacitação de professores, gestores e equipes administrativas para melhor apropriação das necessidades do programa. Com a intenção de corresponder à agenda 2030 (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem alcançados pelas nações do mundo inteiro até 2030) os projetos de capacitação foram pensados para que houvesse uma correspondência aos objetivos, de modo a criar intencionalidade nos projetos das unidades escolares quanto ao atendimento a estas demandas. Além do conhecimento técnico e tecnológico, as capacitações têm por objetivo o desenvolvimento e o aprimoramento de metodologias de ensino voltadas à Educação Profissional, pautada no desenvolvimento de competências profissionais, de competências pessoais e de competências socioemocionais. Eventos reflexivos são promovidos para que docentes e gestores possam trazer assuntos da contemporaneidade para a discussão nas unidades escolares e, dessa forma, desenvolver competências que possam articular os estudantes ao mundo em que vivem, dentro do processo formativo e para a construção cidadã. O programa de formação continuada visa atender as metas estabelecidas no plano plurianual do Centro Paula Souza.
1.1 - Formação continuada de gestores, docentes e funcionários técnicos e administrativos das Unidades de Ensino e da Administração Central do Centro Paula Souza.O Centro Paula Souza, por intermédio da Cetec, instituiu um departamento cuja missão constitui-se no estudo e na análise de currículos escolares, bem como na sua elaboração e atualização contínuas. Este departamento é denominado Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) e foi criado em 2008. Entretanto, desde 1999, o trabalho de elaboração e de reelaboração curricular é contínuo, sob a face de "Laboratório de Currículo", junto a especialistas e a instituições, públicas e privadas, priorizando a formação de parcerias.
Em uma perspectiva de projeto curricular, destinado à implantação nas Etecs dotadas de infraestrutura compatível e de corpo docente habilitado, a partir de estudo de demanda e do Projeto Pedagógico da Unidade, o planejamento é padronizado, o que garante o status e as características de uma rede de ensino. A elaboração, a reformulação e a atualização dos currículos e respectivos Planos de Curso das Habilitações Profissionais Técnicas oferecidas pelo Centro Paula Souza seguem uma metodologia aprimorada constantemente no Gfac, envolvendo equipes de especialistas em procedimentos de pesquisa e sistematização de perfis profissionais alinhados com demandas sociais e com o mundo de trabalho, utilizando-se de mecanismos como Inteligência Artificial e considerando experiências nacionais e internacionais relevantes.
O trabalho do Gfac, além da estruturação de planos de curso e das matrizes curriculares, abrange: pesquisa e sistematização das titulações dos docentes habilitados a ministrar aulas em cada componente curricular; pesquisa e padronização da infraestrutura dos ambientes didáticos, incluindo acervo bibliográfico; pesquisa e difusão curricular, na forma de publicações e de cursos de atualização docente.
Como a formação técnica e profissional vem sendo ampliada e difundida, o Gfac diversificou o rol de possibilidades de oferta, trabalhando em algumas frentes, a saber:
- Ampliação da oferta de cursos com até 20% de sua carga horária ministrada por intermédio de atividades não presenciais, tanto nos cursos concomitantes/subsequentes quanto na oferta do Ensino Médio Técnico Profissional, ambos em período noturno.
- Oferta do Ensino Médio Técnico Profissional verticalizado com o nível superior e contando com parceiros do setor produtivo quando da sua execução, denominado Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em conjunto com a Unidade de Ensino Superior de Graduação (CESU), que prevê o aproveitamento de competências e de experiências de um nível educacional para outro, bem como permite a otimização do planejamento e do desenvolvimento curricular.
- Desde 2020 o Gfac atua em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para viabilização de currículos que suportem a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais, contemplando 10 (dez) habilitações.
2.2 - Construção de novos currículos do Ensino Médio Técnico Profissional, incluindo as modalidades MTec, MTec-PI e MTec-N e respectiva forma concomitante/subsequente ao Ensino Médio.
2.3 - Atualização e construção de novos currículos de especializações técnicas e de cursos de qualificação profissional.
2.4 - Atualização e elaboração dos padrões de instalações e equipamentos e bibliografia básica dos currículos implantados em 2024.
2.5 - Atualização do Catálogo de Requisitos de Titulação para Docência em todas as habilitações implantadas em 2024.
2.6 - Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso do Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em conjunto com a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu).
2.7 - Articulação com o setor produtivo e demais parceiros para elaboração e reformulação curricular
2.8 - Elaboração de roteiros pedagógicos para composição de carga horária de 20% em atividades remotas/a distância em cursos presenciais na modalidade concomitante/subsequente e integrado ao Ensino Médio.
2.9 - Atualização do Catálogo de Requisitos para Auxiliar Docente, em conjunto com a Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza.
A educação a distância é uma modalidade de ensino diretamente relacionada com as tecnologias digitais de informação e comunicação, que vem ganhando cada vez mais espaço na oferta e na expansão das matrículas para a educação profissional. Por suas características, ela é capaz de responder às demandas criadas pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelas necessidades sociais e educacionais emergenciais, que, quando não muito complexas, podem ser atendidas de forma mais ágil no espaço-tempo proporcionado pelo ambiente digital.
O fortalecimento das ações na modalidade a distância garante que o Centro Paula Souza continue alinhado com a promoção gradual da universalização do direito dos trabalhadores à formação profissional e dos estudantes a estabelecerem seu próprio percurso de formação, superando barreiras geográficas, de tempo e de escolha.
Para 2025, a Cetec pretende reforçar sua política de desenvolvimento das ações relacionadas à educação a distância, abrangendo Cursos Técnicos, Especialização Técnica, Qualificação Profissional, Ensino Médio na modalidade EJA, MOOCs e Microcursos. Dessa forma, busca assegurar a qualidade exigida e, à luz das normativas legais da EaD, estimular uma atuação cada vez mais significativa nesta modalidade, visando a expansão da educação profissional no estado de São Paulo.
3.2 - Ampliação da oferta de cursos na modalidade EaD.
3.3 - Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para a viabilização e otimização das práticas em EaD.
3.4 - Contratos, Parcerias e Acordos de Cooperação.
Para que se possa promover avanços educacionais, técnicos, tecnológicos é importante que haja pesquisa de cenários, de tendências, de materiais e tecnologias para que se obtenham indicadores estratégicos para as mudanças necessárias em currículos, processos de ensino e de aprendizagem e oferta de modalidades de formação, entre outras necessidades. Dentro desta iniciativa, a Cetec estimula a participação de seus integrantes em projetos de extensão, eventos científicos e tecnológicos, e desenvolvimento de materiais para publicações pertinentes às temáticas da Educação Profissional e das áreas de conhecimento. Para cumprimento deste objetivo, a Cetec utiliza indicadores de oferta e desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, e de ações voltadas à melhoria de aulas práticas, de novas metodologias para os processos educacionais, da sustentabilidade, acessibilidade e tendências de mercado.
4.1 - Difusão de conhecimentos e práticas desenvolvidas na Cetec.4.2 - Pesquisa, organização e produção de materiais didáticos ou de apoio pedagógico.
4.3 - Pesquisa sobre as tendências tecnológicas, estratégicas do mercado, perfil comportamental na comunidade escolar.
A orientação, o acompanhamento e a avaliação da gestão escolar e do processo de ensino aprendizagem, bem como procedimentos acadêmico-administrativos, compõem os objetivos da Cetec. Com as crescentes transformações no mundo do trabalho e o advento de novas ferramentas tecnológicas, fez-se necessária a reformulação curricular com a construção e a oferta de cursos nas diversas formas previstas na legislação, de forma a atender as necessidades técnico pedagógicas, propiciando ao estudante uma aprendizagem significativa atrelada a presente realidade. Dessa forma, a implementação e o acompanhamento dos novos currículos exigem estudos e ações estratégicas coordenadas pela Cetec, por meio de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Supervisão Educacional, com o intuito de verificar e acompanhar junto às unidades de ensino o desenvolvimento dos mesmos currículos e seus resultados esperados. Com o advento tecnológico, soma-se ao acompanhamento escolar, a utilização dos recursos digitais disponíveis, permitindo uma maior otimização do tempo, e o estreitamento nas relações entre docentes, equipes de Gestão e Supervisão Educacional, com a possibilidade de reuniões remotas quer seja para discussões pedagógicas, de conselhos de classe entre outros. Por fim, o acesso remoto às escolas, por meio de visitas virtuais, possibilita uma maior interação com as Unidades de Ensino, independentemente do local em que se encontram a equipes da Supervisão Educacional no momento da visita.
5.1 - Orientação, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e da gestão escolar.5.2 - Orientação, acompanhamento e avaliação dos processos acadêmicos, administrativos, pedagógicos e gestão de documentos escolares.
5.3 - Acompanhamento da eficiência escolar.
5.4 - Orientação, apoio e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, em atendimento aos alunos com deficiência.
5.5 - Acompanhamento do Programa de Alimentação Escolar
A Certificação de Competências Profissionais promovida pelo Centro Paula Souza no âmbito da Unidade do Ensino Médio e Técnico constitui-se como sistema voltado para o atendimento de trabalhadores que buscam a certificação profissional de saberes e competências desenvolvidas ao longo da vida As competências profissionais, referentes aos diferentes eixos tecnológicos, são adquiridas em diversos espaços educativos, tanto do mundo do trabalho como nas instituições sociais em geral. No Sistema de Ensino do Estado de são Paulo a Certificação de Competências é regulamentada pela Deliberação CEE SP nº 107/2011, que prevê a partir de um processo de avaliação criteriosa, envolvendo aspectos teóricos e práticos, baseada no perfil de conclusão do curso. Um dos objetivos da Cetec é atender a essa demanda, uma vez que trabalhadores procuram o Centro Paula Souza para a normatização de sua situação escolar, de acordo com seus conhecimentos e vivências profissionais. O Centro Paula Souza também está habilitado, por meio do Grupo de Supervisão Educacional / Cetec, para revalidar diplomas estrangeiros para cursos técnicos, atestando a equivalência aos diplomas emitidos no Brasil.
6.1 - Avaliação de competências para diplomação e/ou prosseguimento de estudos e revalidação de diplomas para estrangeiros.O princípio da Educação Profissional é a articulação com o mundo do trabalho, pois os estudantes precisam ter experiências que estejam além da sala de aula e possam agregar valor e atualidade ao processo formativo. Dessa forma, a Cetec trabalha pela formação e solidificação de parcerias com outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando a formulação e reformulação de currículos escolares, oferecimento de cursos de capacitação docente, troca de experiências, acesso a novas tecnologias e, principalmente, para vincular o ensino profissional ao mundo do trabalho, tornando as instituições e empresas não apenas empregadoras de nossos alunos, mas também parceiras em sua formação.
7.1 - Organização de ações em parceria interinstitucional.A Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, além de projetos específicos, trabalha no apoio aos Projetos do Gabinete da Superintendência e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos oriundos de programas dos governos federal e estadual, nas áreas pedagógica, cultural, social e de inovação. Além disso, representa o Centro Paula Souza em Conselhos, Órgãos de Classe e outras entidades e organizações do mercado de trabalho e da sociedade. Dentre outras ações, a Cetec executa a emissão de Pareceres Técnicos às instituições particulares da educação profissional, atendendo uma demanda do Conselho Estadual de Educação.
8.1 - Organização e gerenciamento da FETEPS - Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.8.2 - Promoção do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico.
8.3 - Organização das ações relacionadas ao Centro de Memória da Educação Profissional do Centro Paula Souza.
8.4 - Realização de pareceres técnicos, em atendimento à demanda do Conselho Estadual de Educação, para avaliação da oferta de Educação Profissional por escolas particulares.
8.5 - Organizar e promover o Processo Seletivo para Candidatos Ingressantes às Vagas nas Unidades Escolares.
8.6 - Atendimento à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para construção de novos currículos.
8.7 - Análise e emissão de pareceres para atendimento às necessidades encaminhadas pelas escolas técnicas e unidades descentralizadas.
8.8 - Organização e gerenciamento do evento Maratona Esportiva das Etecs.
A Cetec é composta pelos departamentos: Assistência Técnica, Grupo de Formulação e Análises Curriculares, Grupo de Estudos e Educação a Distância, Grupo de Supervisão Educacional e Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão, além de uma equipe que oferece apoio administrativo a todas as ações propostas. Para que todos os departamentos possam atuar de modo alinhado às diretrizes da Cetec, são necessárias a organização e a sistematização de práticas que se apresentam por meio de documentos padronizados, ambiente virtual de controle de produtividade e ferramentas de acesso à informação às unidades escolares e à sociedade em geral.
9.1 - A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo demanda a elaboração e adequação dos currículos para que estes sejam implantados nas escolas estaduais, na forma concomitante intercomplementar.9.2 - Informatização de Eventos e Procedimentos Institucionais.
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