A atualização técnica e pedagógica de professores, auxiliares de docentes, coordenadores de curso, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, gestores escolares e servidores técnicos e administrativos, visa ampliar o conhecimento a respeito de técnicas, tecnologias, equipamentos, organização e utilização dos espaços técnico-pedagógicos, considerando-se as especificidades e os objetivos da Educação Profissional, além das possibilidades de articulação com a educação básica de nível médio.
No atual contexto é preciso entender que a formação continuada de professores precisa conter elementos que possam facilitar o trabalho docente frente aos desafios impulsionados pela transformação digital e novas metodologias de ensino que priorizam o papel dos estudantes no processo e os estimulem ao protagonismo e à autonomia de forma adequada e orgânica rumo à aprendizagem significativa escolar.
Para organizar, a Cetec contará com equipe própria de especialistas nos eixos tecnológicos e áreas do conhecimento da oferta educacional da instituição, além de profissionais convidados que atuam no mundo do trabalho ou na área educacional para trazer novas perspectivas e visão plural para a formação das pessoas que atuam nas unidades escolares.
A partir da publicação da Lei nº 13415/2017 e da homologação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio foi necessário estabelecer um programa de Formação Continuada para todos os docentes que lecionam em componentes específicos dos projetos dos Estudos Avançados dos laboratórios de práticas que se referem aos eixos estruturantes de modo que assim tivessem aptos a conduzir os estudantes pelas novidades apresentadas. Em virtude da ampliação da oferta do ensino médio com habilitação profissional, tanto no período diurno quanto no noturno, mais professores precisarão receber oportunidades de atualização técnica.
Com a intenção de corresponder à agenda 2030 (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem alcançados pelas nações do mundo inteiro até 2030) os projetos de capacitação foram pensados para que houvesse uma correspondência aos objetivos, de modo a criar intencionalidade nos projetos das unidades escolares quanto ao atendimento a estas demandas.
Além do conhecimento técnico e tecnológico, as capacitações têm por objetivo o desenvolvimento e o aprimoramento de metodologias de ensino voltadas à Educação Profissional, pautada no desenvolvimento de competências profissionais, de competências pessoais e de competências socioemocionais.
Eventos reflexivos são promovidos para que docentes e gestores possam trazer assuntos da contemporaneidade para a discussão nas unidades escolares e, dessa forma, desenvolver competências que possam articular os estudantes ao mundo em que vivem, dentro do processo formativo e para a construção cidadã.
O Centro Paula Souza, por intermédio da Cetec, instituiu um departamento cuja missão constitui-se no estudo e na análise de currículos escolares, bem como na sua elaboração e atualização contínuas. Este departamento é denominado Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) e foi criado em 2008. Entretanto, desde 1999, o trabalho de elaboração e de reelaboração curricular é contínuo, sob a face de "Laboratório de Currículo", junto a especialistas e a instituições, públicas e privadas, priorizando a formação de parcerias.
O Gfac define Currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nos limites de suas atribuições, como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento, a sistematização e o desenvolvimento de perfis profissionais, atribuições, atividades, competências, habilidades, bases tecnológicas, valores e conhecimentos, organizados em componentes curriculares e por eixo tecnológico/área de conhecimento, a fim de atender os objetivos de Formação Profissional de Nível Médio, de acordo com as funções do mercado de trabalho e dos processos produtivos e gerenciais, bem como as demandas sociopolíticas e culturais, as relações e atores sociais da escola.
Em uma perspectiva de projeto curricular, destinado à implantação nas Etecs dotadas de infraestrutura compatível e de corpo docente habilitado, a partir de estudo de demanda e do Projeto Pedagógico da Unidade o desenvolvimento curricular dá-se intraunidade de ensino, conforme as especificidades da comunidade escolar o planejamento é padronizado, o que garante o status e as características de uma rede de ensino.
A elaboração, a reformulação e a atualização dos currículos e respectivos Planos de Curso das Habilitações Profissionais Técnicas oferecidas pelo Centro Paula Souza seguem uma metodologia aprimorada constantemente no Gfac. O método envolve equipes de especialistas em procedimentos de pesquisa e sistematização de perfis profissionais alinhados com demandas sociais e com o mundo de trabalho, considerando experiências nacionais e internacionais relevantes, incluindo procedimentos de seleção e definição de referenciais de atribuições, atividades; competências, habilidades e bases tecnológicas e científicas, articulados em componentes curriculares que configuram uma matriz curricular em um determinado Eixo Tecnológico, contemplando a Formação Geral. O resultado do processo é um referencial curricular estruturado em um Plano de Curso que visa a regulamentar a Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, além de orientar e direcionar o processo de formação de profissionais, mobilizando aspectos culturais e técnico-científicos, para a vida produtiva em sociedade.
O plano de curso destina-se à macro função de planejamento curricular, nos termos das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio; o trabalho do Gfac, além da estruturação de planos de curso e das matrizes curriculares, abrange: pesquisa e sistematização das titulações dos docentes habilitados a ministrar aulas em cada componente curricular; pesquisa e padronização da infraestrutura dos ambientes didáticos, incluindo acervo bibliográfico; pesquisa e difusão curricular, na forma de publicações e de cursos de atualização docente.
Como a formação técnica e profissional vem sendo ampliada e difundida, o Gfac diversificou o rol de possibilidades de oferta, trabalhando em algumas frentes, a saber:
- Ampliação da oferta de cursos com até 20% de sua carga horária ministrada por intermédio de atividades não presenciais, tanto nos cursos concomitantes/subsequentes quanto na oferta do Ensino Médio Técnico Profissional, ambos em período noturno.
- Oferta do Ensino Médio Técnico Profissional sob a perspectiva de um processo voltado a verticalização curricular e de prática profissional junto a parceiros do setor produtivo, denominado Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em conjunto com a Unidade de Ensino Superior de Graduação (CESU), que consiste em uma política institucional que viabilize o aproveitamento de competências e de experiências de um nível educacional para outro, bem como permite a otimização do planejamento e do desenvolvimento curricular, abrangendo projeto pedagógico e recursos físicos e humanos em cursos técnicos de nível médio, superiores de graduação e de pós-graduação.
- Desde 2020 o Gfac atua em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para viabilização de currículos que suportem a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais, contemplando 10 (dez) habilitações.
2.2 - Construção de novos currículos do Ensino Médio Técnico Profissional, incluindo as modalidades MTec, MTec-PI e MTec-N e a forma concomitante/subsequente ao Ensino Médio.
2.3 - Atualização e construção de novos currículos de especializações técnicas e de cursos de qualificação profissional.
2.4 - Atualização e elaboração dos padrões de instalações e equipamentos e bibliografia básica dos currículos implantados em 2022.
2.5 - Atualização do Catálogo de Requisitos de Titulação para Docência em todas as habilitações implantadas em 2023.
2.6 - Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso do Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em conjunto com a Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu).
2.7 - Pesquisa e Elaboração das Disciplinas Optativas por Eixo Tecnológico, por Áreas de Conhecimento e de caráter Transversal em formato auto instrucional para apoio à formação promovida pelos currículos ofertados.
2.8 - Elaboração de roteiros pedagógicos para composição de carga horária de 20% em atividades remotas/a distância em cursos presenciais na modalidade concomitante/subsequente e integrado ao Ensino Médio.
2.9 - Organizar a documentação e as orientações para a oferta do Ensino Médio nos itinerários por áreas do conhecimento nas unidades do Centro Paula Souza, bem como o realizar o acompanhamento da implantação.
2.10 - Atualização do Catálogo de Requisitos para Auxiliar Docente, em conjunto com a Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza.
A educação a distância é uma modalidade de ensino diretamente relacionada com as tecnologias digitais de informação e comunicação, que vem ocupando cada vez mais espaço na oferta e na expansão das matrículas para a educação profissional. Por suas características ela é capaz de dar respostas às demandas criadas por força do dinamismo do mercado de trabalho e das necessidades sociais e educacionais emergenciais que, se não muito complexas, podem ser mais rapidamente executadas em um espaço-temporal propiciado pelo mundo digital. O fortalecimento das ações na modalidade a distância assegura que o Centro Paula Souza está alinhado com a promoção gradual da universalização do direito dos trabalhadores à formação profissional e dos estudantes em estabelecer seu próprio percurso de formação, rompendo barreiras geográficas, de tempo e de escolha. Para 2023, a Cetec objetiva reforçar sua política de desenvolvimento para as ações relativas à educação a distância, no âmbito de Cursos Técnicos e de Especialização Técnica, Qualificação Profissional, Ensino Médio na modalidade EJA, MOOCs e Microlearning, de modo a assegurar a imperativa exigência de qualidade e, a luz das normativas legais da EaD, estimular uma maior e melhor atuação nesta modalidade de ensino, com vistas a expandir a educação profissional no estado de São Paulo.
3.1 - Manutenção da oferta dos cursos Técnicos, Especialização e Aperfeiçoamento Técnico, qualificação Profissional, Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cursos MOOC e Microlearning, na modalidade EaD.3.2 - Ampliação da oferta de cursos na modalidade EaD.
3.3 - Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para a viabilização e otimização das práticas em EaD.
3.4 - Contratos, Parcerias e Acordos de Cooperação.
Para que se possa promover avanços educacionais, técnicos, tecnológicos é importante que haja pesquisa de cenários, de tendências, de materiais e tecnologias para que se obtenham indicadores estratégicos para as mudanças necessárias em currículos, processos de ensino e de aprendizagem e oferta de modalidades de formação, entre outras necessidades. Dentro desta iniciativa, a Cetec estimula a participação de seus integrantes em eventos científicos e tecnológicos, bem como fomenta que sejam desenvolvidos materiais para publicações pertinentes às temáticas da Educação Profissional e das áreas de conhecimento, em especial aos que se relacionam à nova Base Nacional Comum Curricular e projetos pedagógicos para o Ensino Médio nas mais diversas modalidades. Para cumprimento deste objetivo, a Cetec utiliza indicadores de oferta e desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, e de ações voltadas à melhoria de aulas práticas, de novas metodologias para os processos educacionais, da sustentabilidade, acessibilidade e tendências de mercado.
4.2 - Pesquisa, organização e produção de materiais didáticos ou de apoio pedagógico.
4.3 - Pesquisa sobre as tendências tecnológicas, estratégicas do mercado e o potencial impacto nas áreas do conhecimento.
4.4 - Vivências no Ensino Superior - VES, para alunos do EM, MTec e MTec PI
A orientação, o acompanhamento e a avaliação da gestão escolar e do processo de ensino aprendizagem, bem como procedimentos acadêmico-administrativos, compõem os objetivos da Cetec. Com as crescentes transformações no mundo do trabalho e o advento de novas ferramentas tecnológicas, fez-se necessária a reformulação curricular com a construção e a oferta de cursos nas diversas formas previstas na legislação, de forma a atender as necessidades técnico pedagógicas, propiciando ao estudante uma aprendizagem significativa atrelada a presente realidade. Dessa forma, a implementação e o acompanhamento dos novos currículos exigem estudos e ações estratégicas coordenadas pela Cetec, por meio de projetos desenvolvidos pelo Grupo de Supervisão Educacional, com o intuito de verificar e acompanhar junto às unidades de ensino o desenvolvimento dos mesmos currículos e seus resultados esperados. Com o advento tecnológico, soma-se ao acompanhamento escolar, a utilização dos recursos digitais disponíveis, permitindo uma maior otimização do tempo, e o estreitamento nas relações entre docentes, equipes de Gestão e Supervisão Educacional, com a possibilidade de reuniões remotas quer seja para discussões pedagógicas, de conselhos de classe entre outros. Por fim, o acesso remoto às escolas, por meio de visitas virtuais, possibilita uma maior interação com as Unidades de Ensino, independentemente do local em que se encontram a equipes da Supervisão Educacional no momento da visita.
5.1 - Orientação, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e da gestão escolar.5.2 - Orientação, acompanhamento e avaliação dos processos acadêmicos, administrativos, pedagógicos e gestão de documentos escolares.
5.3 - Acompanhamento da eficiência escolar.
5.4 - Orientação, apoio e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, em atendimento aos alunos com deficiência.
A Certificação de Competências Profissionais promovida pelo Centro Paula Souza no âmbito da Unidade do Ensino Médio e Técnico constitui-se como sistema voltado para o atendimento de trabalhadores que buscam a certificação profissional de saberes e competências desenvolvidas ao longo da vida As competências profissionais, referentes aos diferentes eixos tecnológicos, são adquiridas em diversos espaços educativos, tanto do mundo do trabalho como nas instituições sociais em geral. No Sistema de Ensino do Estado de são Paulo a Certificação de Competências é regulamentada pela Deliberação CEE SP nº 107/201, que prevê a partir de um processo de avaliação criteriosa, envolvendo aspectos teóricos e práticos, baseada no perfil de conclusão do curso. Um dos objetivos da Cetec é atender a essa demanda, uma vez que trabalhadores procuram o Centro Paula Souza para a normatização de sua situação escolar, de acordo com seus conhecimentos e vivências profissionais. O Centro Paula Souza também está habilitado, por meio do Grupo de Supervisão Educacional / Cetec, para revalidar diplomas estrangeiros para cursos técnicos, atestando a equivalência aos diplomas emitidos no Brasil.
O princípio da Educação Profissional é a articulação com o mundo do trabalho, pois os estudantes precisam ter experiências que estejam além da sala de aula e possam agregar valor e atualidade ao processo formativo. Dessa forma, a Cetec trabalha pela formação e solidificação de parcerias com outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando a formulação e reformulação de currículos escolares, oferecimento de cursos de capacitação docente, troca de experiências, acesso a novas tecnologias e, principalmente, para vincular o ensino profissional ao mundo do trabalho, tornando as instituições e empresas não apenas empregadoras de nossos alunos, mas também parceiras em sua formação.
7.1 - Organização de ações em parceria interinstitucional.A Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, além de projetos específicos, trabalha no apoio aos Projetos do Gabinete da Superintendência e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos oriundos de programas dos governos federal e estadual, nas áreas pedagógica, cultural, social e de inovação. Além disso, representa o Centro Paula Souza em Conselhos, Órgãos de Classe e outras entidades e organizações do mercado de trabalho e da sociedade. Dentre outras ações, a Cetec executa a emissão de Pareceres Técnicos às instituições particulares da educação profissional, atendendo uma demanda do Conselho Estadual de Educação.
8.1 - Organização e gerenciamento da FETEPS - Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.8.2 - Promoção do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico em parceria com a Unidade do Ensino Superior de Graduação, ARInter e Unidade de Pós Graduação, Extensão e Pesquisa.
8.3 - Organização das ações relacionadas ao Centro de Memória da Educação Profissional do Centro Paula Souza.
8.4 - Prospecção de parceria para fomento ao desenvolvimento técnico, tecnológico e de inovação da instituição, bem como a produção das respectivas documentações.
8.5 - Realização de pareceres técnicos, em atendimento à demanda do Conselho Estadual de Educação, para avaliação da oferta de Educação Profissional por escolas particulares.
8.6 - Organizar e promover o Processo Seletivo para Candidatos Ingressantes às Vagas nas Unidades Escolares.
8.7 - Atendimento à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para construção de novos currículos.
8.8 - Análise e emissão de pareceres para atendimento às necessidades encaminhadas pelas escolas técnicas e unidades descentralizadas.
A Cetec é composta pelos departamentos: Assistência Técnica, Grupo de Formulação e Análises Curriculares, Grupo de Estudos e Educação a Distância, Grupo de Supervisão Educacional e Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão, além de uma equipe que oferece apoio administrativo a todas as ações propostas. Para que todos os departamentos possam atuar de modo alinhado às diretrizes da Cetec, são necessárias a organização e a sistematização de práticas que se apresentam por meio de documentos padronizados, ambiente virtual de controle de produtividade e ferramentas de acesso à informação às unidades escolares e à sociedade em geral.
9.2 - Informatização de Eventos e Procedimentos Institucionais.
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