SISTEMA DE PLANO DE METAS - Unidade do Ensino Médio e Técnico

A atualização técnica e pedagógica de professores, auxiliares de docentes, coordenadores de curso, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, gestores escolares e servidores técnicos e administrativos, visa ampliar o conhecimento a respeito de técnicas, tecnologias, equipamentos, organização e utilização dos espaços técnico-pedagógicos, considerando-se as especificidades e os objetivos da Educação Profissional, além das possibilidades de articulação com a educação básica de nível médio.

A formação continuada será ofertada por meio de capacitações aos docentes e a outros profissionais das áreas administrativas e técnico-pedagógicas das unidades de ensino, com vistas à melhoria e potencialização dos processos de ensino aprendizagem e de gestão escolar.

Para ministrar as capacitações, a Cetec contará com os seus profissionais e com especialistas convidados que atuem na área educacional e/ou no mercado de trabalho dos diversos eixos tecnológicos e da formação geral.

Com a intenção de corresponder à agenda 2030 (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para serem alcançados pelas nações do mundo inteiro até 2030) os projetos de capacitação foram pensados para que houvesse uma correspondência aos objetivos, de modo a criar intencionalidade nos projetos das unidades escolares quanto ao atendimento a estas demandas.

Além do conhecimento técnico e tecnológico, as capacitações têm por objetivo o desenvolvimento e o aprimoramento de metodologias de ensino voltadas à Educação Profissional, pautada no desenvolvimento de competências profissionais, de competências pessoais e de competências socioemocionais.

 1.1 - Formação continuada de gestores, docentes e funcionários técnicos e administrativos das Unidades de Ensino e da Administração Central do Centro Paula Souza.

 1.2 - Capacitação de professores e gestores da educação profissional de São Paulo, conforme ação do convênio 400012/2011 entre o CPS e o FNDE/MEC no âmbito do Programa Brasil Profissionalizado (2022)

O Centro Paula Souza, por intermédio da Cetec, instituiu um departamento cuja missão constitui-se no estudo e na análise de currículos escolares, bem como na sua elaboração e atualização contínuas. Este departamento é denominado Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) e foi criado em 2008. Entretanto, desde 1999, o trabalho de elaboração e de reelaboração curricular é contínuo, sob a face de “Laboratório de Currículo”, junto a especialistas e a instituições, públicas e privadas, priorizando a formação de parcerias.

O Gfac define Currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nos limites de suas atribuições, como “esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento, a sistematização e o desenvolvimento de perfis profissionais, atribuições, atividades, competências, habilidades, bases tecnológicas, valores e conhecimentos, organizados em componentes curriculares e por eixo tecnológico/área de conhecimento, a fim de atender os objetivos de Formação Profissional de Nível Médio, de acordo com as funções do mercado de trabalho e dos processos produtivos e gerenciais, bem como as demandas sociopolíticas e culturais, as relações e atores sociais da escola” .

Em uma perspectiva de projeto curricular, destinado à implantação nas Etecs dotadas de infraestrutura compatível e de corpo docente habilitado, a partir de estudo de demanda e do Projeto Pedagógico da Unidade – o desenvolvimento curricular dá-se intra unidade de ensino, conforme as especificidades da comunidade escolar – o planejamento é padronizado, o que garante o status e as características de uma rede de ensino.

A elaboração, a reformulação e a atualização dos currículos e respectivos Planos de Curso das Habilitações Profissionais Técnicas oferecidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza seguem uma metodologia aprimorada constantemente no Gfac. O método envolve equipes de especialistas em procedimentos de pesquisa e sistematização de perfis profissionais alinhados com demandas sociais e com o mundo de trabalho, considerando experiências nacionais e internacionais relevantes, incluindo procedimentos de seleção e definição de referenciais de atribuições, atividades; competências, habilidades e bases tecnológicas e científicas, articulados em componentes curriculares que configuram uma matriz curricular em um determinado Eixo Tecnológico, contemplando a Formação Geral.

O resultado do processo é um referencial curricular estruturado em um Plano de Curso que visa a regulamentar a Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, além de orientar e direcionar o processo de formação de profissionais, mobilizando aspectos culturais e técnico-científicos, para a vida produtiva em sociedade.

No Gfac está sendo trabalhada a perspectiva de um processo voltado a verticalização curricular e de prática profissional junto a parceiros do setor produtivo, denominado Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em conjunto com a Unidade de Ensino Superior de Graduação (CESU), que consiste em uma “política institucional que viabilize o aproveitamento de competências e de experiências de um nível educacional para outro, bem como permite a otimização do planejamento e do desenvolvimento curricular, abrangendo projeto pedagógico e recursos físicos e humanos em cursos técnicos de nível médio, superiores de graduação e de pós-graduação” .

Desde 2020 o Gfac atua em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para viabilização de currículos que suportem a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais, por intermédio do Programa Novotec Integrado. São 9 (nove) habilitações ofertadas atualmente, e em 2022 há a perspectiva que sejam 21 (vinte e uma), ampliando para eixos tecnológicos como Produção Industrial e Ambiente e Saúde.

O plano de curso destina-se à macro função de planejamento curricular, nos termos das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica de Nível Médio; o trabalho do Gfac, além da estruturação de planos de curso e das matrizes curriculares, abrange: pesquisa e sistematização das titulações dos docentes habilitados a ministrar aulas em cada componente curricular; pesquisa e padronização da infraestrutura dos ambientes didáticos, incluindo acervo bibliográfico; pesquisa e difusão curricular, na forma de publicações e de cursos de atualização docente.

 2.1 - Atualização Curricular.

 2.2 - Construção de novos currículos de Habilitações Profissionais Técnicas de nível médio, incluindo as formas de oferecimento/modalidades: MTec EMTP - (Ensino Médio Técnico-Profissional), concomitante e subsequente ao Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 2.3 - Atualização e construção de novos currículos de especializações técnicas e de cursos de qualificação profissional.

 2.4 - Atualização e elaboração dos padrões de instalações e equipamentos e bibliografia básica dos currículos implantados em 2022.

 2.5 - Atualização do Catálogo de Requisitos de Titulação para Docência em todas as habilitações implantadas em 2022.

 2.6 - Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso do Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) em conjunto com a Unidade do Ensino Superior de Graduação (CESU).

 2.7 - Pesquisa e Elaboração das Disciplinas Optativas por Eixo Tecnológico, por Áreas de Conhecimento e de caráter Transversal em formato auto instrucional para apoio à formação promovida pelos currículos ofertados.

 2.8 - Elaboração de roteiros pedagógicos para composição de carga horária de 20% em atividades remotas/a distância em cursos presenciais na modalidade concomitante/subsequente e integrado ao Ensino Médio.

 2.9 - Organizar a documentação e as orientações para a oferta do Ensino Médio nos itinerários por áreas do conhecimento nas unidades do Centro Paula Souza, bem como o realizar o acompanhamento da implantação.

 2.10 - Atualização do Catálogo de Requisitos para Auxiliar Docente, em conjunto com a Unidade de Recursos Humanos do Centro Paula Souza.

A Educação a Distância é tendência em educação! Ainda que a pandemia causada pelo novo Corona vírus teve um papel considerável no aumento das buscas por cursos remotos, o crescimento do número de alunos matriculados em cursos à distância no Brasil já vinha ganhando força há um longo tempo. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) há um crescente incremento, nos últimos anos, do montante de alunos em cursos à distância, incluídos os cursos de extensão universitária, cursos livres, educação corporativa e ofertas educacionais como as do Centro Paula Souza.

A promoção da Educação a Distância e da adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação são essenciais para expandir as matrículas em cursos de educação profissional, num contexto inovador de práticas pedagógicas consonantes com as atuais necessidades contemporâneas de maior autonomia e melhor experiência de aprendizagem.

O fortalecimento das ações na modalidade a distância assegura que o Centro Paula Souza está alinhado com a promoção gradual da universalização do direito dos trabalhadores à formação profissional e dos estudantes em estabelecer seu próprio percurso de formação, rompendo barreiras geográficas, de tempo e de escolha. Ademais, é capaz de dar respostas às demandas criadas por força do dinamismo do mercado de trabalho e/ou das necessidades sociais/educacionais emergenciais que, se não muito complexas, podem ser mais rapidamente executadas.

Portanto, a Cetec objetiva, para 2022, fortalecer sua política de desenvolvimento para as ações relativas à educação a distância, no âmbito de Cursos Técnicos e de Especialização Técnica, Qualificação Profissional, Ensino Médio na modalidade EJA, MOOCs e Microlearning, de modo a assegurar a imperativa exigência de qualidade e, a luz das normativas legais da EaD, estimular uma maior e melhor atuação nesta modalidade de ensino, com vistas a expandir a educação profissional no estado de São Paulo.

 3.1 - Manutenção da oferta dos cursos Técnicos, Especialização Técnica, Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Cursos MOOC e Microlearning, na modalidade EaD.

 3.2 - Ampliação da oferta de cursos na modalidade EaD.

 3.3 - Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para a viabilização e otimização das práticas em EaD.

 3.4 - Contratos, Parcerias e Acordos de Cooperação.

Pesquisa e desenvolvimento são primordiais para os processos de ensino-aprendizagem, bem como para a gestão escolar. Juntamente com as inovações na sociedade e no mundo do trabalho, a Educação Profissional deve investir em pesquisa e desenvolvimento, a fim de dinamizar suas práticas e resultados.

Desta forma, a Cetec incentiva a participação de seus integrantes em eventos científicos e tecnológicos, bem como fomenta as publicações pertinentes às temáticas da Educação Profissional, incluindo a Base Nacional Comum. Para cumprimento deste objetivo, a Cetec utiliza indicadores de oferta e desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, e de ações voltadas à melhoria de aulas práticas e da sustentabilidade.

 4.1 - Difusão de conhecimentos e práticas desenvolvidas na Cetec.

 4.2 - Pesquisa, organização e produção de materiais didáticos ou de apoio pedagógico.

 4.3 - Pesquisa sobre as tendências tecnológicas, estratégicas do mercado e o potencial impacto nas áreas do conhecimento.

A orientação, o acompanhamento e a avaliação da gestão escolar e do processo de ensino aprendizagem, bem como procedimentos acadêmico-administrativos, compõem os objetivos da Cetec.

Com uma crescente sistematização de seus processos e procedimentos, a Cetec desenvolve e renova ferramentas, com vistas a facilitar os trabalhos de rotina e de gestão escolar, diminuindo retrabalho, atendimentos telefônicos e desperdícios de recursos materiais e humanos.

Tanto a gestão de pessoas, como a gestão acadêmica, pedagógica e de legislação são favorecidas pela proatividade nos processos, com uma maior orientação e previsão de situações problema, ao lado da proposição de soluções.

Além dos aspectos anteriormente apontados, a orientação e o acompanhamento do desenvolvimento dos currículos são prioridades da Cetec, visando o sucesso escolar e otimização dos processos de ensino-aprendizagem.

 5.1 - Orientação, acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem e da gestão escolar.

 5.2 - Orientação, acompanhamento e avaliação dos processos acadêmicos, administrativos, pedagógicos e gestão de documentos escolares.

 5.3 - Acompanhamento da eficiência escolar.

As competências profissionais, referentes aos diferentes eixos tecnológicos, são adquiridas em diversos espaços educativos, tanto do mundo do trabalho, (indústrias e empresas) como nas instituições sociais em geral. No Sistema de Ensino do Estado de são Paulo a Certificação de Competência é regulamentada pela Deliberação CEE SP nº 107/2011.

A certificação por competências, seja para fins de diplomação, para continuidade de estudos ou revalidação de diplomas obtidos no exterior, é realizada a partir de um processo de avaliação criteriosa, envolvendo aspectos teóricos e práticos, baseada no perfil de conclusão do curso. Um dos objetivos da Cetec é atender a essa demanda, uma vez que trabalhadores procuram o Centro Paula Souza para a normatização de sua situação escolar, de acordo com seus conhecimentos e vivências profissionais, bem como estrangeiros, que buscam trabalho e necessitam do reconhecimento de seus diplomas de Educação Profissional no Brasil.

 6.1 - Avaliação de competências para diplomação e/ou prosseguimento de estudos.

A Educação Profissional, para a Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, tem como objetivo o atendimento às necessidades de estudantes e trabalhadores, voltadas ao mercado de trabalho.

Dessa forma, a Cetec trabalha pela formação e solidificação de parcerias com outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando a: formulação e reformulação de currículos escolares, oferecimento de cursos de capacitação docente, troca de experiências, acesso a novas tecnologias e, principalmente, para vincular o ensino profissional ao mercado de trabalho, tornando as instituições e empresas não apenas empregadoras de nossos alunos, mas também parceiras em sua formação. Essas parcerias visam atender tanto os cursos desenvolvidos na modalidade presencial, quanto os da EaD - Educação a distância.

 7.1 - Organização de ações em parceria interinstitucional.

A Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, além de projetos específicos, trabalha no apoio aos Projetos do Gabinete da Superintendência e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, com recursos oriundos de programas dos governos federal e estadual, nas áreas pedagógica, cultural, social e de inovação. Além disso, representa o Centro Paula Souza em Conselhos, Órgãos de Classe e outras entidades e organizações do mercado de trabalho e da sociedade.

Dentre outras ações, a Cetec executa a emissão de Pareceres Técnicos às instituições particulares da educação profissional, atendendo uma demanda do Conselho Estadual de Educação.

 8.1 - Organização e gerenciamento da FETEPS - Feira Tecnológica do Centro Paula Souza.

 8.2 - Promoção do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico em parceria com a Unidade do Ensino Superior.

 8.3 - Organização das ações relacionadas ao Centro de Memória da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

 8.4 - Realização de prospecção de parceria para fomento ao desenvolvimento técnico, tecnológico e de inovação da instituição, bem como a produção das respectivas documentações.

 8.5 - Realização de pareceres técnicos, em atendimento à demanda do Conselho Estadual de Educação, para avaliação da oferta de Educação Profissional por escolas particulares.

 8.6 - Organizar e promover o Processo Seletivo para Candidatos Ingressantes às Vagas nas Unidades Escolares.

 8.7 - Atendimento ao GDS em demandas das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação do Estado de São Paulo para construção de novos currículos de diversos programas.

A Cetec é composta pelos departamentos: Assistência Técnica, Grupo de Formulação e Análises Curriculares, Grupo de Estudos e Educação a Distância, Grupo de Supervisão Educacional e Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão, além de uma equipe que oferece apoio administrativo a todas as ações propostas.

Para que todos os departamentos possam atuar de modo alinhado às diretrizes da Cetec, são necessárias a organização e a sistematização de práticas que se apresentam por meio de documentos padronizados, ambiente virtual de controle de produtividade e ferramentas de acesso à informação às unidades escolares e à sociedade em geral.

 9.1 - Organização e sistematização dos procedimentos na Cetec.

 9.2 - Informatização de Eventos e Procedimentos Institucionais.


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